segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Casa Guedes, Porto


A "Casa Guedes", junto ao jardim de São Lázaro, é um espaço na cidade do Porto que já não necessita de apresentações. Casa com pequenas dimensões, que podemos caracterizar como uma verdadeira tasquinha à Portuguesa, com ambiente familiar e decoração da década de 80, tornou-se um ícone na gastronomia da cidade do Porto.
Com a receita mantida em segredo, os irmãos Guedes mantêm o fabrico tradicional e colocam à disposição dos clientes uma variedade considerável de produtos tradicionais. Eu, pessoalmente, delicio-me as sandes de pernil acompanhadas de um espadal ou de um vinho verde de Baião. Fico com água na boca só de lembrar... Há quem opte por por acompanhar as mesmas com queijo da serra, mas na minha opinião este oculta o verdadeiro sabor da carne, temperada com um molho que é um dos verdadeiros segredos destas sandes. O queijo da serra combina melhor uma sandes com presunto, laminado na hora. Também a tábua de enchidos e queijo deixa qualquer comensal deliciado.
Outro ponto atrativo deste espaço são os preços, que apesar da elevada procura pelos turistas se mantêm dentro de um patamar aceitável para a cidade do Porto. É o caso das sandes de pernil que custam 2,75 euros ou da tábua de enchidos que custa 40 euros o kg.
Os pontos fracos a frisar são o tempo de espera e por vezes a ausência de mesa, consequência do sucesso deste espaço e da manutenção de um fabrico tradicional. Por isso, fica a sugestão de evitar as horas de almoço e jantar. Resalva-se ainda que ao domingo encontram-se encerrados.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ginjinha d'Castelo de Ourém, Ourém






Ao visitar a zona histórica de Ourém é imperdoável não passar na casa “A Ginginha do Castelo”. Esta casa teve a sua origem em 1657 e encontra-se na posse da familia do Srº Augusto Gonçalves há mais de 100 anos. Foi já uma mercearia e taberna, mas em 1993 o Srº Augusto recuperou o espaço e criou um novo espaço, o  qual conta com a deliciosa "Ginginha d'Castelo de Ourém" como o seu produto de referência. Ainda hoje é ele o responsável pelo fabrico da mesma. 

Em Ourém tivemos o prazer de provar a famosa ginginha, mas não resistimos em trazer uma garrafa connosco!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Leitaria Quinta do Paço, Porto



Os amantes dos doces podem encontrar no centro da cidade do Porto (Praça Guilherme Gomes Fernandes, a cerca de 2 minutos da Torre dos Clérigos) uma das mais tradicionais pastelarias da cidade, a Leitaria da Quinta do Paço. Fundada em 1920 é conhecida pelos os seus deliciosos éclairs. A diferença destes doces dos demais é sem dúvida o seu recheio à base de chantilly, o qual tem um sabor incomparável. Podem optar pelos tradicionais (de chocolate), no entanto este espaço oferece este bolo em outras variedades, como por exemplo com cobertura de caramelo, que na minha opinião são igualmente soberbos. Mais recentemente é também possível encontrar estes doces no mercado do bom sucesso.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bajouca, Leiria - Borrego à Bajouquense


Borrego à Bajouquense



A Bajouca é uma frequesia com cerca de 2000 habitantes do concelho de Leiria. Conhecida pela sua tradição de moldar o barro, é também um ponto de interesse a nível gastronómico, mesmo que seja apenas sazonal. Em épocas festivas e em outros eventos é possível encontrar o "Borrego (ou Carneiro) à Bajouquense", prato típico desta aldeia e feito pelos habitantes da mesma. Primam ainda os comensais com um pão "caseiro" que normalmente é servido ainda morno.  Podem neste momento usufruir destas e mais iguarias da região nas Festas de Stº Aleixo, as quais se prolongam até dia 18 de Agosto. Dada a qualidade dos pratos e o preço dos mesmos, fica a nossa sugestão para promoverem a oferta ao longo do ano.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Doces do Freixo - Casa dos Lenteirões, Marco de Canaveses


Em Marco de Canaveses é imperativo experimentar os Doces do Freixo na Casa dos Lenteirões (a cerca de 2,5 km do centro da cidade). Fundada em 1819, tem a oferecer doces de elevada tradição, com origem no sec. XVII e que eram exigidos pelo Rei D. Luís nos seus banquetes. Quando os provamos percebemos bem porquê. Eu também exigiria! Sugerimos a fatia do Freixo. Um pão de ló diferente para os amantes do mesmo, que possui uma camada húmida coberta com açucar. Uma verdadeira tentação criada por freiras.
Doçaria Estrelas de Tomar


Tomar, cidade templária, destaca-se também pelos doces conventuais. É na principal rua do centro da cidade (Rua Serpa Pinto) que encontra a Doçaria Estrelas de Tomar, fundada em 1960 (http://estrelasdetomar.pai.pt/). Neste local encontra várias das especialidades desta cidade. Destaco as "Fatias Douradas de Tomar" (na foto), um dos melhores prazeres dos doces conventuais, não desfazendo de modo algum os populares "Beija-me depressa", pequenos mas deliciosos. Um pequeno pecado após uma bela visita ao magnífico Convento de Cristo.
Tesouros de Boca é um espaço que foi criado para promover e dar a conhecer alguns locais, pratos e produtos de Portugal. Pretendo mostrar o que de bom há por cá e partilhar o gosto pelos sabores.