quinta-feira, 31 de março de 2016

O Buraquinho, Praça dos Poveiros, Porto

O Buraquinho, Praça dos Poveiros, Porto


A Praça dos Poveiros é conhecida por albergar algumas das melhores e mais afamadas petiqueiras da cidade do Porto. Entre estas destaca-se "O Buraquinho", um dos locais mais tradicionais e pitorescos que esta praça tem para nos oferecer.
Fundada em 1927 pelo pai do Sr. Artur Sousa, o qual muitos conheceram pelo seu trabalho incansável ao balcão ao longo de várias décadas, esta prestigiada casa Portuense foi recentemente adquirida e remodelada por um jovem casal, o qual herdou também todo o conhecimento e a tradição dos pratos aqui servidos.
O local, uma pequena cave com características que fazem jus ao seu nome, "O Buraquinho", apresenta-se agora com o estilo de uma taberna contemporânea à moda antiga. Sem perder a sua essencia familar, já não é mais um espaço predominado por uma geração envelhecida. Atualmente, pessoas de todas as idades tentam encontrar aqui a génese das tasquinhas Portuenses e dos seus petiscos.
Nesta casa, nenhuma parte do porco fica fora da ementa. Entre as entradas destacam-se as papas de sarrabulho e o caldo verde. No entanto, é nos pratinhos que encontramos as iguarias que satisfazem os bons comensais e que incluem rojões, tripas, morcelas, bucho, orelheira, chispe, moelas, salpicão e alheiras. Também contam no menu com peixinhos da horta, salada de bacalhau com grão de bico ou salada de feijão fradinho com atum, bem como algumas sandes.
Com uma oferta tão variada optamos por umas papas de sarrabulho como entrada e por pedir um combinado grande que incluiu bucho, orelheira, tripas, morcela e rojões. Nada melhor para testar se a nova cozinheira estava à altura do bom nome desta petisqueira! E foi com um enorme agrado que nos deliciamos com a variedade de sabores que nos foram proporcionados... Nada se perdeu! No que respeita às papas, e na minha modesta opinião, nada como as do Minho. No entanto, foram das melhores que já comi no Porto. Os rojões e o bucho estavam divinais! Sem grandes temperos, posso afirmar que estavam no ponto. Tudo isto acompanhado com broa de milho e vinho verde.
No final, qual o nosso espanto quando nos deparamos com a conta. São poucos os sítios em que ainda nos podemos saciar por menos de 10 euros por pessoa. Até breve!


Sem comentários:

Enviar um comentário